Impacto Femoroacetabular
O impacto femoroacetabular (IFA) é uma condição que ocorre quando alterações anatômicas causam um impacto entre a borda acetabular (osso da bacia) e a região de transição colo-cabeça femural. Ou seja, acontece quando uma das duas estruturas ou ambas não se encaixam bem, gerando uma dor característica que vai da lateral do quadril até a região inguinal (virilha), mas também pode causar dores na coxa ou no joelho.
Esta patologia está relacionada à prática de atividades físicas que promovem o impacto, em extremos de movimento ou frequente rotação de quadril. Costuma haver piora ao passar longos períodos sentados. Contudo somente um especialista pode realizar testes específicos capazes de produzir a sintomatologia da dor, e realizar os exames de imagem adequados para fechar um diagnóstico.
O tratamento da IFA é individualizado, com medicação, repouso das atividades que levam a dor, exercícios específicos com objetivo de analgesia e reforço muscular. Essa condição está relacionada, e já foi descrita como a principal causa de artrose de quadril, sendo esta a evolução normal da patologia. Existem bons resultados com procedimentos preservadores para a articulação do quadril, como a artroscopia – cirurgia por vídeo, considerada minimamente invasiva, por meio da qual se realiza o tratamento dos danos no interior de uma articulação.