Bursite Trocantérica
A bursa é um tecido localizado na lateral do quadril que serve para proteger o músculo lateral da coxa e a maior parte do osso do fêmur (trocânter maior). Ela age como uma bolsa com lubrificante, evitando impacto entre músculos e ossos, ou entre tendões e ossos. A inflamação deste tecido chama-se bursite. A patologia causa dor na região, podendo se espalhar para nádega e joelho. A dor tende a piorar com pressão prolongada sobre o quadril quando se deita em cima dele ou fica-se muito tempo na mesma posição e, atinge principalmente mulheres na faixa etária dos 40 aos 60 anos.
Em muitos casos, o termo bursite do quadril também é empregado como sinônimo de bursite trocantérica. Ela pode ser causada por vários fatores, sendo os mais comuns: contusão da região; sobrecarga mecânica por atividade física ou trabalho em excesso; relacionada a doenças como artrite reumatoide, gota, psoríase, patologias da tireoide, fibromialgia ou processos infecciosos; cirurgias prévias na coluna ou quadril que alteram sua mecânica de funcionamento; e alterações hormonais, sobretudo em mulheres após menopausa.
A avaliação clínica costuma ser conclusiva, mas exames de imagem podem auxiliar no diagnóstico. O tratamento pode incluir redução das atividades nos casos de sobrecarga articular, aplicação de gelo no local, fisioterapia (englobando a cinesioterapia, a eletrotermofototerapia, a hidroterapia, o RPG e o pilates), prescrição de analgésicos e anti-inflamatórios, de realização de infiltrações.