Células-Tronco
A terapia celular é uma forma de medicina regenerativa que utiliza o mecanismo de cura natural do corpo para tratar várias condições.
As células-tronco estão sendo usadas na medicina regenerativa para renovar e reparar tecidos doentes ou danificados e mostraram resultados promissores em tratamentos de várias condições ortopédicas, cardiovasculares, neuromusculares e autoimunes.
As células-tronco estão presentes em todos nós agindo como um sistema de reparo para o corpo. No entanto, com o aumento da idade, às vezes, a quantidade ideal de células-tronco não é entregue à área lesada. O objetivo da terapia com células-tronco é ampliar o sistema de reparo natural do corpo do paciente.
Tipos de células-tronco
Existem dois tipos principais de células-tronco: células-tronco embrionárias e células-tronco adultas. As células-tronco embrionárias (ESCs) são células-tronco derivadas de embriões humanos. Eles são pluripotentes, o que significa que eles têm a capacidade de se desenvolver em quase qualquer um dos vários tipos de células do corpo.
À medida que o embrião se desenvolve e forma um bebê, as células-tronco são distribuídas por todo o corpo, onde residem em bolsas específicas de cada tecido, como a medula óssea e o sangue. À medida que envelhecemos, essas células funcionam para renovar células de tecido velhas e desgastadas. Estas são chamadas de células-tronco adultas ou células-tronco somáticas. Como as células-tronco embrionárias, as células-tronco adultas também podem se replicar em mais de um tipo de célula, mas sua replicação é restrita a um número limitado de tipos de células.
Uso de Células Tronco em Ortopedia
A capacidade única de auto-regeneração e diferenciação das células-tronco embrionárias pode ser usada na medicina regenerativa. Essas células-tronco podem ser derivadas de óvulos coletados durante procedimentos de fertilização in vitro com o consentimento informado do paciente. No entanto, muitas questões foram levantadas sobre a ética de destruir uma vida humana em potencial para o tratamento de outra.
As células-tronco adultas são mais comumente obtidas da medula óssea, especificamente as células-tronco mesenquimais, que têm a capacidade de se replicar em células que formam o sistema musculoesquelético, como tendões, ligamentos e cartilagem articular. Eles podem ser obtidos da crista ilíaca do osso pélvico inserindo uma agulha e extraindo as células-tronco da medula óssea.
Atualmente, a terapia com células-tronco é usada para tratar várias condições degenerativas do ombro, joelhos, quadris e coluna vertebral. Eles também estão sendo usados no tratamento de vários tecidos moles (músculos, ligamentos e tendões), bem como lesões relacionadas aos ossos.
Quem é um bom candidato para um procedimento com células-tronco?
Você pode ser um bom candidato à terapia com células-tronco se sofre de dores nas articulações e deseja melhorar sua qualidade de vida, evitando complicações relacionadas a procedimentos cirúrgicos invasivos.