Lesões Musculares no Esporte
Fazer exercícios é sempre benéfico para a saúde e o bem-estar, mas é preciso estar atento quanto aos exageros. O quadril é uma região do corpo que absorve bastante impacto e, por este motivo, algumas práticas esportivas podem causar problemas na região. Feito de forma errada, o levantamento de peso pode causar uma lesão lábio acetabular, derivado da flexão excessiva do quadril com peso e movimentos que provocam uma grande rotação interna.
Uma lesão acontece quando um músculo ou tendão que se prende ao osso é submetido a um esforço tão grande que as fibras e vasos musculares acabam se rompendo. No quadril, os músculos mais atingidos são o glúteo máximo, médio e mínimo e piriforme, cada qual com seu papel no movimento. Os sintomas vêm na forma de dor, com intensidade moderada a forte, que piora se o esforço continua.
O esporte mais praticado no país é o futebol, uma atividade de muito contato físico, que coloca os atletas em risco de várias lesões de músculos e tendões, classificadas em três graus que vão do 1, com uma distensão/estiramento das fibras musculares devido às paradas bruscas; passando pelo 2, uma ruptura parcial das fibras musculares, causando dor que impede a continuidade; e chegando ao máximo de 3, que é a ruptura total das fibras musculares e a consequente incapacidade de prosseguir jogando.