Prótese de Quadril
A cirurgia mais comum da articulação e com melhor resultado na ortopedia, de maneira geral.
A colocação de prótese de quadril se faz necessária em pacientes com artrose de quadril e idosos com fraturas de fêmur desviadas. A evolução de cada doença é explicada em:
Trata-se de procedimento de porte médio que deve ser realizado em ambiente hospitalar e centro cirúrgico especializado.
Existem três tipos de vias de acesso, que são os cortes feitos na pele para se ter acesso à articulação. Podem ser anterior, lateral e posterior/posterolateral. Cada via tem uma peculiaridade e deve ser individualizado para cada caso. É possível encontrar na literatura benefícios e dificuldades em todas as vias.
Durante a cirurgia é feito um corte ósseo no fêmur e este é preparado para receber uma haste intramedular (por dentro do osso) feita em liga metálica que pode ser cimentada ou não. Na ponta desta haste irá a cabeça do fêmur que irá compor a nova articulação, normalmente feita de cerâmica.
Também é preparado a parte articular da bacia com raspas até chegar em tamanho planejado e impactado cúpula de liga metálica em acetábulo. Em seguida, dentro da cúpula é colocado insert, para realizar a a articulação com nova cabeça femural, podendo este ser de cerâmica ou polietileno.
Assim, teremos a colocação de prótese total de quadril e o paciente poderá andar com andador no dia seguinte à realização do procedimento poderá também ter alta médica e iniciará exercícios fisioterápicos em pós-operatório.