Pubalgia

Trata-se de uma condição dolorosa na região baixa do abdômen, púbis e virilha, que dá origem aos músculos adutores – parte interna da coxa, constituída pelos músculos grácil e adutores longo, curto e magno, podendo surgir devido a múltiplos fatores. Pessoas que praticam esportes que exijam chutes repetitivos e mudanças bruscas de direção do movimento, como futebol, tênis, rúgbi e hóquei, são as mais afetadas pela pubalgia.

As causas advêm da sobrecarga na região do púbis, baixo ventre e disfunção no sistema músculo-esquelético. Aparece por causa do desequilíbrio entre a musculatura abdominal e das coxas, associada ainda à sobrecarga de exercícios, redução da mobilidade do quadril e sacroilíaca (ossos sacros e ilíaco) e enfraquecimento da musculatura abdominal.


O médico ortopedista é o profissional indicado para fazer este diagnóstico. Para isso, solicita um ou mais exames de imagem para poder chegar a uma conclusão. Os mais usados são: radiografias da bacia e dos quadris, ressonância magnética da sínfise pública e dos quadris e ultrassonografia. O tratamento envolve a prescrição de anti-inflamatórios e analgésicos e corticoides, além de vários tipos de tratamentos fisioterápicos, como ondas de choque.